Resumo: Capítulo 3 Investigando nos anos finais do ensino

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Capítulo 3: Investigando nos anos finais do ensino fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano

 

A aula apresentada nesse capítulo é dirigida a uma turma do 8º ano do ensino fundamental, tendo como assunto o fenômeno da dor fantasma, conteúdo trabalhado em torno do tema sistema nervoso humano. O ensino por investigação é uma metodologia com vastas possibilidades, principalmente ao ser trabalhada no ensino de ciências.

Para iniciar a atividade de investigação os alunos tiveram contato com o assunto em aulas anteriores, é importante salientar a importância de os alunos estarem apoiados em aulas prévias, assim dispondo de conhecimento para desenvolverem hipóteses.

A aula foi dividida em uma sequência de atividades, primeiramente os alunos realizaram a leitura coletiva de um texto sobre a dor fantasma e assistiram a um vídeo, a seguir foram discutidas hipóteses em relação a leitura, nesse momento os alunos puderam inteirar-se do assunto. Em um segundo momento, os alunos analisaram suas hipóteses e categorizaram em um conjunto mais amplo, posteriormente os alunos pesquisaram sobre o tema e tiraram dúvidas, por isso vale ressaltar que a autonomia dos estudantes deve estar em conjunto com a mediação do professor.

Em um momento posterior a pesquisa, os alunos observaram as hipóteses em uma tabela, então discutiram como cada hipótese se relacionava com as evidências, dessa forma, além de criar hipóteses e pesquisar, os alunos argumentaram a cerca de sua investigação. Por fim, cada aluno redigiu um texto como conclusão, essa atividade faz-se importante para a síntese das ideias individuais. Além disso, essa atividade pode ser utilizada para que o professor perceba as conclusões de seus alunos em relação ao tema trabalhado.

Em síntese, a mediação do professor proporcionou um engajamento da turma, a criação de hipóteses foi possível porque o professor apresentou uma problemática e também materiais de apoio para as pesquisas. Em conjunto com a mediação do professor a atividade investigativa permitiu maior autonomia para os estudantes, que se mobilizaram em busca de respostas para as questões desenvolvidas.

Essa atividade pode ser adaptada ao ensino remoto, utilizando ferramentas digitais. Em uma aula síncrona, o momento de contextualização pode ser enriquecido da mesma forma, com textos e vídeos. Para a pesquisa o professor direciona os alunos em relação aos sites confiáveis. A exposição das hipóteses poderá ser realizada através de uma atividade colaborativa com uma ferramenta digital editável online, por exemplo o Padlet ou Canva, assim os alunos podem preencher a tabela com a mediação do professor. Para a síntese do assunto, os alunos podem desenvolver um mapa mental conclusivo individual, também utilizando uma ferramenta digital.

 

Referência: FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: Propostas para inovar a ciência na escola. Editora Na Raiz, 2021.

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