Atividade referente a análise do artigo: Cegueira Botânica e sua Mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia.
ANÁLISE DO CAPÍTULO DO LIVRO CEGUEIRA BOTÂNICA
Livro: Aprendizado ativo no ensino de botânicaArtigo 2: Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia Suzana Ursi, Kelma Cristina de Freitas, Diego Tavares Vasques.
1. Quem introduziu o termo “cegueira botânica”, e quando?
O termo “cegueira botânica” foi introduzido por James H. Wandersee e Elisabeth E. Schussler em 1998.
2. O que é cegueira botânica?
Segundo os autores Wandersee e Schussler, o termo “cegueira botânica” trata-se da incapacidade de reconhecer a importância das plantas na biosfera e para o cotidiano dos seres humanos; Incapacidade de apreciar os aspectos estéticos e biologicamente únicos das formas de vida pertencentes ao Reino das Plantas; Além de uma classificação antropocêntrica equivocada que caracteriza as plantas como seres inferiores aos animais.
3. Quais os principais sintomas da cegueira botânica? Você já conheceu alguém, ou já apresentou você mesmo, esses sintomas? Exemplifique, se a resposta for afirmativa.
Entre os principais sintomas da cegueira botânica estão a falta de atenção as plantas presentes no cotidiano; Ver às plantas apenas como partes do cenário; Incompreensão das necessidades vitais das plantas; Ignorar a importância das plantas nas atividades diárias; Não perceber as diferenças de escala de tempo das atividades dos animais e das plantas; Não vivenciar a importância e a beleza das plantas da sua região.
4. Quais princípios de percepção visual humana podem explicar a cegueira botânica? Cite os princípios, e comente aquele (s) que te chamou mais atenção.
Os princípios de percepção visual humana que podem explicar a cegueira botânica são:
· Os humanos podem reconhecer somente aquilo que já conhecem;
· A proximidade estática é uma indicação visual que humanos usam para agrupar objetos em categorias visuais;
· O cérebro usa padrões de espaço, tempo e cor para estruturar a experiência visual;
· A visão humana opera para minimizar o gasto energético;
· O princípio que mais chamou minha atenção foi o de que os membros de um conjunto de objetos não são suficientemente distintos de seu entorno, eles se misturam e nada é percebido conscientemente. Por isso, quando as plantas não apresentam suas estruturas vistosas, como flores e frutos, passam despercebidas.
5. Quais são os fatores apontados no texto como causas da cegueira botânica?
Entre os fatores apontados como causas da cegueira botânica estão os aspectos sensoriais e cognitivos, também os aspectos culturais que diminuem a importância das plantas e a falta do ensino de botânica na educação básica.
6. Qual é a relação entre a cegueira botânica e o ensino?
O ensino possui grande papel na mitigação da cegueira botânica, desde que seja trabalhado de forma significativa. Com o objetivo de construir o interesse no assunto, além de aproximar os estudantes da botânica.
7. Qual é o papel dos professores na mitigação da cegueira botânica?
O professor é o mediador do processo de aprendizagem, portanto desempenha um papel significativo no desenvolvimento de um olhar crítico e apreciativo sobre as plantas do cotidiano dos estudantes, não focando apenas em conceitos tradicionais, mas também buscando a valorização das plantas.
8. Quais são as principais críticas apontadas no texto para a utilização do termo cegueira botânica? Comente as principais apontadas pelo texto.
Apesar do termo ser bastante autoexplicativo, surgiram algumas críticas como a referência a deficiência visual. Outra crítica é que o termo cegueira refere-se diretamente a botânica (ciência) e não as plantas em si. Além disso, o termo exclui as plantas que não possuem flores e frutos.
9. Segundo o texto, quais dimensões devem ser consideradas para a promoção do Ensino de Botânica a serviço da Educação Científica? Comente cada um deles.
As dimensões que devem ser consideradas para a promoção do ensino de botânica a serviço da educação são:
· Ambiental: é importante pensar em como as ações humanas impactam no ambiente;
· Filosófica, cultural e histórica: também é importante conhecer o papel da ciência, economia, tecnologia ao longo da história;
· Ética: a divulgação científica é muito importante para a informação da sociedade;
· Médica: a compreensão dos conceitos básicos é fundamental para entender a importância das propriedades medicinais das plantas;
· Estética: a percepção do ambiente conduz a construção de memórias afetivas relacionadas as plantas.
10. Segundo o artigo, quais abordagens de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas para aprimorar o ensino de botânica e mitigar a cegueira botânica? Comente cada uma das abordagens mencionadas no texto.
Ensino por Investigação: Uma abordagem que evidencia a importância da pesquisa científica e propõem a investigação baseada em fatos teóricos.
Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM): Abordagem interdisciplinar que busca a resolução de problemas estruturando soluções com os conhecimentos das diversas áreas.
Ensino Hibrido: Essa abordagem é mista, parte presencial, parte remota, utiliza as tecnologias da informação e comunicação. Bastante utilizada no contexto atual.
Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA): Uma abordagem com o objetivo de formar um cidadão preocupado com as questões sociais e ambientais. Os conteúdos são apresentados em conjunto com o contexto social.
Metodologias de Aprendizado Ativo: Abordagem que utiliza várias práticas didáticas com o protagonismo do aluno.
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