Resumo: Capítulo 5 Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Capítulo
5: Investigando a alimentação humana como uma questão
socio científica
Nesse
capítulo foi apresentado o tema alimentação, esse é muito importante para ser
trabalhado no ensino fundamental e médio, por estar relacionado ao cotidiano
dos estudantes. Além disso, ao ser elaborado por meio de investigação, desenvolve o pensamento científico dos
alunos.
A primeira atividade a ser realizada foi um
questionário objetivo, pelo Google forms, para o momento de contextualização,
assim os alunos podem se identificar com as perguntas e relacionar com sua
alimentação diária e consequentemente perceber a importância da investigação
desse tema. Após a aplicação do questionário o professor apresenta os
resultados para a turma, como sugerido pode ser em gráficos, então propor uma
discussão.
Para a segunda atividade será utilizado um
experimento, a fim de investigar a concentração de açúcar de algumas bebidas açucaradas
consumidas pelos adolescentes. Os alunos preparam as soluções, sempre mediados
pelo professor. As concentrações encontradas serão anotadas em uma tabela, para
facilitar a obtenção dos resultados, que será calculado pelos estudantes.
Após os cálculos, o professor retoma os dados e
promove uma reflexão com a turma. Nesse momento o professor pode trabalhar
algumas questões relacionadas com os hábitos alimentares do cotidiano dos
alunos e também relacionando os resultados da atividade com a obesidade discutindo
sobre o consumo de açúcar. Com essa discussão os alunos deverão criar hipóteses
sobre a prevalência dessa doença na atualidade.
As hipóteses serão analisadas com a leitura de alguns
textos científicos em conjunto com a discussão da turma mediada pelo professor.
Os dados científicos se mostram importantes no embasamento das discussões em
sala de aula, pois o ensino por investigação deve ter fundamentação teórica. O
capítulo traz uma série de indicações bibliográficas para trabalhar a temática.
Ao final, os estudantes deverão produzir formas
de divulgar o conhecimento adquirido, a turma será dividida em grupos conforme
os assuntos trabalhados nas atividades anteriores.
Essa atividade chamou minha atenção por vários
motivos: primeiramente o assunto é relevante, pois vivemos em uma sociedade em
que temos acesso aos alimentos industrializados e a saúde dos jovens está sendo
afetada. Além do mais, o experimento aliado a criação de hipóteses é uma forma
de desenvolver o senso investigativo dos alunos, sempre com embasamento
teórico.
Para uma aula remota, o questionário inicial
ainda pode ser aplicado com Google forms, os artigos científicos podem ser
enviados para os alunos, e discutidos com a turma. Para que o experimento não
perca a interatividade o professor pode apresentá-lo online assim os estudantes
podem tirar dúvidas, ou em forma de vídeo para que os estudantes possam acessá-lo
novamente. Para finalizar, a ideia da divulgação científica é ótima para a
síntese e compartilhamento do conhecimento, os alunos podem utilizar o Canva
para criarem um post para as redes sociais.
Referência: FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando
Biologia por investigação: Propostas para inovar a ciência na escola.
Editora Na Raiz, 2021.
Comentários
Postar um comentário