Resumo: Capítulo 5 Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Capítulo 5: Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica

 

Nesse capítulo foi apresentado o tema alimentação, esse é muito importante para ser trabalhado no ensino fundamental e médio, por estar relacionado ao cotidiano dos estudantes. Além disso, ao ser elaborado por meio de investigação, desenvolve o pensamento científico dos alunos.

A primeira atividade a ser realizada foi um questionário objetivo, pelo Google forms, para o momento de contextualização, assim os alunos podem se identificar com as perguntas e relacionar com sua alimentação diária e consequentemente perceber a importância da investigação desse tema. Após a aplicação do questionário o professor apresenta os resultados para a turma, como sugerido pode ser em gráficos, então propor uma discussão.

Para a segunda atividade será utilizado um experimento, a fim de investigar a concentração de açúcar de algumas bebidas açucaradas consumidas pelos adolescentes. Os alunos preparam as soluções, sempre mediados pelo professor. As concentrações encontradas serão anotadas em uma tabela, para facilitar a obtenção dos resultados, que será calculado pelos estudantes.

Após os cálculos, o professor retoma os dados e promove uma reflexão com a turma. Nesse momento o professor pode trabalhar algumas questões relacionadas com os hábitos alimentares do cotidiano dos alunos e também relacionando os resultados da atividade com a obesidade discutindo sobre o consumo de açúcar. Com essa discussão os alunos deverão criar hipóteses sobre a prevalência dessa doença na atualidade.

As hipóteses serão analisadas com a leitura de alguns textos científicos em conjunto com a discussão da turma mediada pelo professor. Os dados científicos se mostram importantes no embasamento das discussões em sala de aula, pois o ensino por investigação deve ter fundamentação teórica. O capítulo traz uma série de indicações bibliográficas para trabalhar a temática.

Ao final, os estudantes deverão produzir formas de divulgar o conhecimento adquirido, a turma será dividida em grupos conforme os assuntos trabalhados nas atividades anteriores.

Essa atividade chamou minha atenção por vários motivos: primeiramente o assunto é relevante, pois vivemos em uma sociedade em que temos acesso aos alimentos industrializados e a saúde dos jovens está sendo afetada. Além do mais, o experimento aliado a criação de hipóteses é uma forma de desenvolver o senso investigativo dos alunos, sempre com embasamento teórico.

Para uma aula remota, o questionário inicial ainda pode ser aplicado com Google forms, os artigos científicos podem ser enviados para os alunos, e discutidos com a turma. Para que o experimento não perca a interatividade o professor pode apresentá-lo online assim os estudantes podem tirar dúvidas, ou em forma de vídeo para que os estudantes possam acessá-lo novamente. Para finalizar, a ideia da divulgação científica é ótima para a síntese e compartilhamento do conhecimento, os alunos podem utilizar o Canva para criarem um post para as redes sociais.

 

Referência: FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: Propostas para inovar a ciência na escola. Editora Na Raiz, 2021.

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