Resumo: Capítulo 6 Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para educação em saúde em tempos de pós-verdades

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Capítulo 6: Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para educação em saúde em tempos de pós-verdades

 

O capítulo 6 apresenta uma aula investigativa sobre o tema: vacinação e retorno do sarampo. Em um contexto socio científico, são abordados assuntos atuais nos diferentes panoramas. As discussões trabalhadas se mostram relevantes nas circunstâncias presentes, tais como a pandemia de Covid-19, fake news e negacionismo.

A primeira atividade desenvolvida foi a leitura em grupo de textos informativos, disponíveis na internet, sobre o fenômeno de estudo: surtos de sarampo. Para a contextualização, o professor introduziu algumas questões relacionadas ao tema, discutindo com a turma e associando aos conhecimentos de imunologia.

Em seguida, o professor propõe aos estudantes a criação de hipóteses, direcionadas a uma questão problema. Os grupos retomam os conceitos discutidos e socializam suas hipóteses que serão anotadas no quadro. Assim, os alunos poderão observar e categorizar as hipóteses apontando seus pontos positivos e negativos.

Outra atividade proposta, foi a busca por dados científicos, para embasar as hipóteses criadas anteriormente. Nesse momento, é importante ressaltar a atuação do professor na indicação de fontes confiáveis. Dessa forma, serão trabalhadas diferentes fontes de dados, como blogs, reportagens, sites de divulgação científica e artigos acadêmicos. Então, o professor pode caracterizar essas fontes e esclarecer a importância de referenciar os autores.

Para finalizar, será realizada a atividade “segue o fio”, referente a rede social Twitter. Essa prática aproxima os conhecimentos adquiridos em aula ao cotidiano dos estudantes, além de incentivar a divulgação cientifica consciente. Após criar a sequência de tweets, cada grupo deve apresentá-la para o restante da turma. A seguir, os grupos podem selecionar quais tweets serão postados nas redes sociais da escola ou do professor.

A postagem do trabalho dos alunos pode influenciar no empenho e dedicação durante desenvolvimento da atividade, pois sabendo que outras pessoas terão acesso aos seus trabalhos, os alunos são incentivados a apresentar algo bem feito. Além disso, a aula promove a compreensão sobre a importância de compartilhar informações confiáveis nos meios de comunicação, baseadas nas pesquisas em fontes seguras de conhecimento científico.

Para uma aula remota, no contexto social no qual nos encontramos, a contextualização poderia ser realizada a partir de textos informativos, disponibilizados pelo professor, em forma de um PDF clicável criado no Canva. Assim, os estudantes possuem acesso rápido e prático a cada um dos textos, apenas clicando nos links.

Para a categorização das hipóteses, podem ser criados quadros comparativos de forma online, utilizando ferramentas digitais como o Miro ou o Canva, contando sempre com a supervisão e auxilio do professor. A atividade final de divulgação, pode ser desenvolvida com a criação de um vídeo curto utilizando o Powtoon, ou um post criativo para o Instagram. Essas práticas podem ser divulgadas nas mídias sociais oficiais da escola.


Referência: FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: Propostas para inovar a ciência na escola. Editora Na Raiz, 2021.

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