Resumo: Capítulo 6 Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para educação em saúde em tempos de pós-verdades
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Capítulo 6:
Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para educação em
saúde em tempos de pós-verdades
O capítulo 6 apresenta uma aula
investigativa sobre o tema: vacinação e retorno do sarampo. Em um contexto
socio científico, são abordados assuntos atuais nos diferentes panoramas. As
discussões trabalhadas se mostram relevantes nas circunstâncias presentes, tais
como a pandemia de Covid-19, fake news e negacionismo.
A primeira atividade desenvolvida foi a
leitura em grupo de textos informativos, disponíveis na internet, sobre o
fenômeno de estudo: surtos de sarampo. Para a contextualização, o professor
introduziu algumas questões relacionadas ao tema, discutindo com a turma e associando
aos conhecimentos de imunologia.
Em seguida, o professor propõe aos
estudantes a criação de hipóteses, direcionadas a uma questão problema. Os
grupos retomam os conceitos discutidos e socializam suas hipóteses que serão
anotadas no quadro. Assim, os alunos
poderão observar e categorizar as hipóteses apontando seus pontos positivos e
negativos.
Outra atividade proposta, foi a busca por
dados científicos, para embasar as hipóteses criadas anteriormente. Nesse
momento, é importante ressaltar a atuação do professor na indicação de fontes
confiáveis. Dessa forma, serão trabalhadas diferentes fontes de dados, como
blogs, reportagens, sites de divulgação científica e artigos acadêmicos. Então,
o professor pode caracterizar essas fontes e esclarecer a importância de
referenciar os autores.
Para finalizar, será realizada a atividade
“segue o fio”, referente a rede social Twitter. Essa prática aproxima os
conhecimentos adquiridos em aula ao cotidiano dos estudantes, além de
incentivar a divulgação cientifica consciente. Após criar a sequência de
tweets, cada grupo deve apresentá-la para o restante da turma. A seguir, os
grupos podem selecionar quais tweets serão postados nas redes sociais da escola
ou do professor.
A postagem do trabalho dos alunos pode
influenciar no empenho e dedicação durante desenvolvimento da atividade, pois
sabendo que outras pessoas terão acesso aos seus trabalhos, os alunos são
incentivados a apresentar algo bem feito. Além disso, a aula promove a
compreensão sobre a importância de compartilhar informações confiáveis nos meios
de comunicação, baseadas nas pesquisas em fontes seguras de conhecimento
científico.
Para uma aula remota, no contexto social
no qual nos encontramos, a contextualização poderia ser realizada a partir de
textos informativos, disponibilizados pelo professor, em forma de um PDF clicável
criado no Canva. Assim, os estudantes possuem acesso rápido e prático a cada um
dos textos, apenas clicando nos links.
Para a categorização das hipóteses, podem
ser criados quadros comparativos de forma online, utilizando ferramentas
digitais como o Miro ou o Canva, contando sempre com a supervisão e auxilio do
professor. A atividade final de divulgação, pode ser desenvolvida com a criação
de um vídeo curto utilizando o Powtoon, ou um post criativo para o Instagram.
Essas práticas podem ser divulgadas nas mídias sociais oficiais da escola.
Referência: FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por
investigação: Propostas para inovar a ciência na escola. Editora Na Raiz,
2021.
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